Banner Maker

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Feira das profissões na EB 2,3 de Oliveira do Douro

Realizou-se no dia 10 de Maio de 2010, na EB 2,3 de Oliveira do Douro, a Oficina das Profissões, promovendo nos jovens a facilidade de experiências para as suas vidas futuras. Estiveram presentes vários stand´s, onde o Centro de Formação de Socorristas da Delegação de Vila Nova de Gaia, apresentou as suas valências.


domingo, 9 de maio de 2010

Doenças Cardiovasculares

As doenças cardiovasculares, representam a principal causa de morte em Portugal e são responsáveis por 40% dos óbitos e de inúmeros casos de incapacidade a nível individual, profissional e familiar.
A doença cardiovascular integra a doença coronária, cerebro-vascular (Acidente Vascular Cerebral, Acidente Isquémico Transitório) e a doença vascular periférica (ex.: da doença arterial das carótidas e dos membros inferiores). A doença coronária pode apresentar-se clinicamente sob a forma de angina de peito, enfarte do miocardio, insufuciência cardíaca, arritmias e morte súbita.
A maior ocorrência da doença cardiovascular resulta da concentração de vários factores de risco; factores não controláveis, como a idade, o sexo e a história familiar e factores controláveis, como a hipertensão arterial, o colesterol elevado, a diabetes, a obesidade, o sedentarismo, o tabagismo e a alimentação pouco saudável. Cada um destes factores contribui isoladamente para o aumento do risco cardiovacular, sendo por essa razão, fundamental, manter o seu controlo através de aconselhamento e monitorização diferenciada.

sábado, 8 de maio de 2010

Resultados do rastreio do Dia Mundial da Segurança e Higiene no trabalho

No dia 28 de Abril de 2010, no Gaia Shopping, comemorou-se o dia da segurança e higiene no trabalho, a CVP delegação de V.N. Gaia, esteve presente. Apresentando as suas valências à população, aproveitou também para fazer um rastreio. Os dados são apresentados nos seguintes pontos.

1. Distribuição do peso

Os valores do peso registado, foram agrupados em classes, onde se observa que no intervalo entre os 70 e 79 kg, a população observada representou 19,64% no masculino e 12,5% no feminino.


2. Distribuição da Tensão arterial

Os valores da tensão arterial, foram agrupados com os seguintes intervalos, referenciados na sistólica e diastólica:

normal:                     <130 mmHg  ;   <85 mmHg
normal alta:                [130-139]   ;    [85-89]
hipertensão ligeira:       [140-159]  ;    [90-99]
hipertensão moderada:  [160-179]  ;   [100-109]
hipertensão grave:       [180-209]  ;   [110-119]
hipertensão muito grave:  >= 210   ;   >=120


3. Distribuição da idade


4. Hábitos tabágicos

Este foi o dado mais surpreendente da amostragem. Somente 8,2% da população que se sujeitou aos testes, é fumadora.


5. Distribuição da glicemia

 

6. Distribuição Andar a pé

Inquiriu-se as pessoas sobre seus hábitos relativos a alguma actividade física. Perguntou-se sobre andar a pé, e as respostas podiam variar entre: nunca, diariamente, menos de 1 semana, 1 semana, e 2 a 4 semanas a andar a pé.


7. Distribuição de exercício físico nos tempos livres

Inquiriu-se as pessoas sobre seus hábitos relativos a algum exercício. Perguntou-se sobre exercício físico nos tempos livres, e as respostas podiam variar entre: nunca, diariamente, menos de 1 semana, 1 semana, e 2 a 4 semanas de exercicio físico nos tempos livres.


Estes são os dados apurados do rastreio.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho


Promovido pelo GaiaShopping (o shopping em movimento), realizou-se no dia 28 de Abril de 2010, o dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho. Vários intervenientes participaram neste dia, e a Delegação da Cruz Vermelha de Vila Nova de Gaia, fez-se representar, mostrando à população as suas áreas de intervenção. Neste evento, realizou-se também, um rastreio à população, partilhando os factores de risco para a saúde (ex.: glicémia, tensão arterial, peso, hábitos tabágicos e de exercício físico, entre outros). Registou-se o evento ....