Banner Maker

sábado, 23 de julho de 2011

Sobre Henry Heimlich

Dr. Henry J. Heimlich nasceu 3 Fevereiro de 1920, em Wilmington, Delaware. Licenciou-se na Universidade de Cornell em 1941, e fez o seu doutoramento na Cornell Medical College em 1943.

Dr. carreira Heimlich é notável pela abundância de soluções criativas e simples, tendo dado vários contributos na saúde, a partir de 1945. Embora atribuído a um Grupo Naval dos EUA na China durante a Segunda Guerra Mundial, Dr. Heimlich enveredou por um tratamento “inovador” para vítimas de tracoma, uma infecção incurável bacteriana nas pálpebras que estava a causar cegueira em toda a Ásia e no Médio Oriente. Uma mistura á base de sulfadiazina e creme de barbear mostrou-se eficaz, trazendo sucesso a centenas de pessoas.

Na década de 1950, um mês depois de completar a formação geral em cirurgia torácica, Dr. Heimlich executou uma operação inovadora para substituir o esófago. Após o sucesso na realização do procedimento, apresentou os resultados numa reunião da Associação Americana de Medicina em 1961. O procedimento, chamado de " a hot medical discovery " pela revista Life, mencionou ser o primeiro órgão a ser totalmente substituído da história. Ele é usado hoje para superar defeitos de nascimento do esófago.

Impressionado por uma imagem de um soldado chinês que morreu na mesa de cirurgia após ser baleado no peito, em 1945, Dr. Heimlich começou a desenvolver uma válvula que drena-se o sangue e o ar para fora da cavidade torácica. Em 1964, a válvula de Heimlich, de drenagem torácica foi introduzida. Dr. Heimlich é considerado um herói no Vietname e nos EUA, onde a vida de milhares de soldados americanos e vietnamitas que sofreram tiros no peito foram salvas, pela primeira vez na história, por um dispositivo de apenas cinco centímetros de comprimento. Ele foi fabricado por apenas um dólar à época. Hoje, mais de 250.000 válvulas de Heimlich são usados em todo o mundo por ano, para tratar pacientes com ferimentos no peito, ou após a cirurgia. Cada válvula salva uma vida.

Em 1974, Dr. Heimlich publicou conclusões sobre o que viria a ser a ® Manobra de Heimlich. Uma semana depois, a primeira vítima de asfixia foi salva pelo método. Desde sua introdução, a manobra de Heimlich salvou 50 mil pessoas nos Estados Unidos.

Em 1980, o Dr. Heimlich concebeu o MicroTrach Heimlich ™, um pequeno tubo inserido na base da traqueia e do pescoço, sob anestesia local. Imediatamente aprovado pela Food and Drug Administration, o MicroTrachtm tem muitas vantagens sobre outros métodos de fornecimento de oxigénio.

Na presente década, Dr. Heimlich voltou sua atenção para duas doenças devastadoras, que a medicina ainda não encontrou uma cura – cancro e HIV- SIDA.

Sem comentários: