Banner Maker

domingo, 9 de maio de 2010

Doenças Cardiovasculares

As doenças cardiovasculares, representam a principal causa de morte em Portugal e são responsáveis por 40% dos óbitos e de inúmeros casos de incapacidade a nível individual, profissional e familiar.
A doença cardiovascular integra a doença coronária, cerebro-vascular (Acidente Vascular Cerebral, Acidente Isquémico Transitório) e a doença vascular periférica (ex.: da doença arterial das carótidas e dos membros inferiores). A doença coronária pode apresentar-se clinicamente sob a forma de angina de peito, enfarte do miocardio, insufuciência cardíaca, arritmias e morte súbita.
A maior ocorrência da doença cardiovascular resulta da concentração de vários factores de risco; factores não controláveis, como a idade, o sexo e a história familiar e factores controláveis, como a hipertensão arterial, o colesterol elevado, a diabetes, a obesidade, o sedentarismo, o tabagismo e a alimentação pouco saudável. Cada um destes factores contribui isoladamente para o aumento do risco cardiovacular, sendo por essa razão, fundamental, manter o seu controlo através de aconselhamento e monitorização diferenciada.

Sem comentários: