Banner Maker

terça-feira, 22 de junho de 2010

Ser voluntário: o que é?


Melhorar a vida das pessoas vulneráveis, mobilizando o Poder da Humanidade. Estratégia 2010, Federação Internacional da Cruz Vermelha/Crescente Vermelho.

A Cruz Vermelha é uma Instituição humanitária de caracter voluntário, pelo que o Voluntariado constitui a sua essência.

O Voluntariado é um dos 7 Princípios Fundamentais do Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, adoptados na XX Conferência Internacional de 1965 e em recomendações da XXV Conferência Internacional de 1986.

Sendo o Voluntariado a expressão do exercício livre de uma cidadania plena e solidária, é essencial reforçar a sua integração em actividades estratégicas, estabelecidas como prioritárias na Cruz Vermelha. Neste contexto, a Instituição, ao promover o espírito do Voluntariado, convida as pessoas a fazerem a diferença, a serem parte da solução, a nível local e global, e também a mostrarem o poder da sua acção para tornarem o mundo melhor.

Em síntese, o Voluntariado na Cruz Vermelha é uma actividade que:

• Tem por objectivo ajudar as pessoas vulneráveis ou as suas comunidades locais.
• É motivada pela livre vontade da pessoa, e não pelo desejo de ganhos materiais, financeiros ou por uma pressão externa de tipo social, político ou económico.
• É organizada pelos representantes reconhecidos de uma Sociedade Nacional.
• Os voluntários trazem novas competências, novas ideias, boa energia, entusiasmo, disponibilidade e motivação ao trabalho local da Cruz Vermelha.

"Os voluntários são a alma do Movimento."

1 comentário:

Anónimo disse...

A identidade ética do voluntário

Se há uma relação com pessoas, não pode deixar de haver uma responsabilidade ética. É que o fundamento da ética, pelo menos da ética personalista, é a dignidade e a liberdade das pessoas. Se o voluntário acompanha as pessoas em dificuldade física, psicológica ou social, então tem de respeitar cada pessoa, promovê-la, proporcionar-lhe bem estar e mesmo contribuir para a sua felicidade. Tudo isto não é mais que a sensibilidade ética indispensável ao exercício do voluntariado.