Banner Maker

sábado, 14 de novembro de 2009

Prémios Nobel da Paz

- Em 1901, o Prémio Nobel da Paz foi atribuído pela primeira vez. Os dois galardoados foram o fundador da Cruz Vermelha, Henry Dunant, e um pacifista francês, Frederic Passy.

- Em 1917, o Comité Internacional da Cruz Vermelha foi contemplado com o prémio Nobel da Paz. Foi o único prémio Nobel da Paz atribuído durante a I Guerra Mundial.

- Novamente em 1944, foi atribuído ao CICV - Comité Internacional da Cruz Vermelha - este prémio como reconhecimento da sua actividade ímpar no decurso da II Guerra Mundial.

- Finalmente, em 1963, ano que marcou o centenário da fundação da Cruz Vermelha, o Prémio da Paz galardoou o CICV e a então Liga das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (a actual Federação Internacional).

1 comentário:

Anónimo disse...

Desconhecia este facto, no entanto entendo que esta Instituição é merecedora dos NÓBEL que lhe foram tribuídos e merece todo o nosso carinho por tudo o que tem feito em pról da humanideda.
Já li diversos artigos sobre Henry Dunant, seu Fundador e fiquei maravilhado coma sua entrega à causa em que investiu tudo o que tinha até mais não poder, porque o cansaço de tanto esforço dispendido com a causa que hoje é mundialmente conhecida, e está sempre nos primeiro plano em pról dos desprotegidos,acabaram por vencê-lo.
É destes VALORES que hoje o Mundo tem falta.
Obrigado Henry Dunant

Joaquim Nobre