Banner Maker

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Socorrismo na Cruz Vermelha Portuguesa

A Cruz Vermelha Portuguesa é a instituição pioneira na área da divulgação e ensino das técnicas de primeiros socorros tendo, desde 1947, formado e reciclado vários milhares de socorristas em todo o país.

Por vocação própria, esta Escola mantém como meta principal a formação em massa da sociedade civil e empresarial com um elevado nível de satisfação dos seus formandos e com uma orientação técnica a par das mais recentes evoluções na área.

É exemplo disso, o facto de alguns dos nossos cursos de socorrismo estarem certificados pelo Centro Europeu de Referência para o Ensino de Primeiros Socorros, organismo da Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, e de adoptarem os protocolos de reanimação do European Resuscitation Council.

Só assim se conseguem formar socorristas cujo perfil de saída atinge um patamar de execução de bom nível, reconhecidos e creditados mediante a emissão de um diploma e de um cartão de socorrista válido por dois anos. Este limite imposto tem como objectivo assegurar o bom treino e a actualização teórico-prática das técnicas de socorrismo.

Numa só palavra a nossa meta é a QUALIDADE.

História do Ensino do Socorrismo na CVP.

1 comentário:

Anónimo disse...

Fiz um Curso de Socorrismo Essencial nos finais dos anos 1970 e era a Cruz Vermelha Portuguesa que ensiva essas técnicas onde as práticas eram repetidas tantas vezes quanto o necessário, o objectivo era formar socorristas com qualidade e prontos a responder a situações de socorro.
Nem INEM nem os Bombeiros tinham essa competência.
Este é mais um dos grandes contributos desta Instituição para melhorar a capacidade de resposta das populações em situações de Primeiro Socorro.
Sempre achei esta tarefa da Cruz Vermelha de grande qualidade e interesse para toda a população.

Jorge Santos Júnior