Banner Maker

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Desemprego e ofertas de emprego em Portugal




Neste texto, apresentam-se dados do desemprego e das ofertas de emprego em Portugal, situação que espelha bem como o nosso país tem vindo a "evoluir" no que concerne a estes dois factores. Os dados são baseados nos registos do Instituto do Emprego e Formação Profissional.

1. Desempregados inscritos nos centros de emprego e de formação profissional
Por desempregado, inscrito no IEFP, entende-se o candidato inscrito num Centro de Emprego que não tem trabalho, procura um emprego como trabalhador por conta de outrem, está imediatamente disponível e tem capacidade de trabalho. (Glossário – IEFP). A escala da matriz é 10^3 (milhares).



2. Ofertas de emprego (média anual): total e por sector de actividade económica (Continente)

É necessário parametrizar os seguintes conceitos:
Actividade Económica: Resultado da combinação dos factores produtivos (mão-de-obra, matérias-primas, equipamento, etc.), com vista à produção de bens e serviços. Independentemente dos factores produtivos que integram o bem ou serviço produzido, toda a actividade pressupõe, em termos genéricos, uma entrada de produtos (bens ou serviços), um processo de incorporação de valor acrescentado e uma saída (bens ou serviços). (informação – INE)

Ofertas de Emprego: Registo de um ou mais posto de trabalho, para a mesma profissão, comunicados por uma entidade empregadora para serem preenchidos por candidatos inscritos nos Centros de Emprego. (Glossário – IEFP)

Notas:
a) Em cada ano, consideram-se as ofertas transitadas do mês de Dezembro do ano anterior, bem como as ofertas recebidas ao longo do ano corrente. No ano de 1997, excepcionalmente, apenas foram consideradas as ofertas recebidas nesse ano, visto não ter sido possível apurar as ofertas transitadas de 1996.

b) No ano de 1997, foram consideradas apenas as ofertas recebidas nesse ano pelo facto de não existirem dados sobre as ofertas de emprego relativas ao mês de Dezembro de 1996.

c) Em 2008, a alteração da Classificação das Actividades Económicas (CAE): Rev.2.1 até 2007 e Rev.3 a partir de 2008. Considerou-se uma quebra da série.

d) A escala da matriz é 10^3 (milhares).



Sem comentários: