Banner Maker

domingo, 7 de novembro de 2010

Mergulho de Pesquisa e Recuperação

Quando se fala em pesquisa subaquática estamos a referir-nos a um conjunto muito vasto de técnicas utilizadas na procura de objectos debaixo de água (SAR - Search and Rescue). Todos os objectos perdidos no fundo, independentemente das suas dimensões podem ser alvo de pesquisas subaquáticas.
Existem tipos de pesquisas desempenhados apenas por pessoal competente, como por exemplo as realizadas pelos mergulhadores específicos, à procura de cadáveres em rios, barragens, etc., ou pelos arqueólogos submarinos em pesquisa de vestígios de naufrágios.
No âmbito do mergulho recreativo, será mais frequente procurar um relógio caído de um barco ou cais, uma hélice de um motor, uma rede de um pescador amigo, etc.
No entanto, e quer seja uma pesquisa efectuada por profissionais, quer seja uma pesquisa feita por mergulhadores desportivos, tem de haver sempre um planeamento prévio e uma organização das tarefas a desempenhar. Dar a conhecer os procedimentos a empregar numa pesquisa subaquática é objectivo deste texto.


Para saber mais, consulte texto integral (manual) em Pesquisa e Recuperação.



Sem comentários: