Banner Maker

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Número de DAE quadruplicou

O número de desfibrilhadores automáticos externos (DAE) disponíveis em espaços públicos mais do que quadruplicou nas últimas três semanas, coincidindo com a nova direcção no INEM.
O novo presidente do INEM colocou no topo das prioridades o Programa de Desfibrilhação Automática, sublinhando-o como um dos factores para a evolução dos números.
Mas, Miguel Soares de Oliveira destacou também o processo que está para trás, considerando que ajudou a agilizar o programa.
«Há uma curva de aprendizagem que está a jogar a favor de todos para que encurte o tempo. Para além disso, há também dentro da própria equipa de coordenação do Programa de Desfibrilhação Automática Externa a imposição passada por este novo conselho directivo do INEM de que isto é uma prioridade, portanto todas as outras tarefas devem ficar para segundo plano», apontou Miguel Soares de Oliveira.
O presidente do INEM revelou à TSF que o programa está já numa situação muito positiva, sendo que nos espaços públicos a cobertura é muito boa e nas viaturas do INEM é excelente, uma vez que todas têm um Desfibrilhador Automático Externo, o chamado DAE.
Quanto a bombeiros e Cruz Vermelha, parceiros INEM, a situação está a ser resolvida e, até ao fim do ano, Miguel Soares de Oliveira disse acreditar que 38 Corporações de Bombeiros estejam abrangidas pelo programa.
O número de pessoas é o principal critério para definir quais os espaços públicos onde deve existir um Desfibrilhador Automático Externo (DAE).
Contudo, no que diz respeito aos espaços públicos, o presidente do INEM frisou que há uma situação que espera resolver a muito curto-prazo: os aeroportos, onde não há um DAE.
Actualmente há 79 desfibrilhadores automáticos externos disponíveis em 64 espaços públicos, o Centro Comercial Colombo, em Lisboa, é um desses locais, como constatou a reportagem da TSF.

Sem comentários: