Banner Maker

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Mergulho - Teoria Descompressiva

O fascínio do mar, foi algo que o Homem sempre teve. Actualmente, conhece-se mais sobre a superfície da Lua do que sobre o fundo do Mar.


Como forma de comparação, o ponto mais profundo na Terra (Challenger Deep - 11 035 metros) com o ponto mais alto na Terra (Monte Evereste – 8 848 metros), têm uma relação de 1,247, isto é, o ponto mais profundo é definitivamente mais "relevante" (do ponto de vista de escala, naturalmente) que o ponto mais alto da Terra.

O ponto mais fundo da Terra, encontra-se na fossa das Marianas. A pressão hidrostática neste ponto é tão forte (cerca de 1100 kg/cm2) que somente um batíscafo é que poderá resistir a tal pressão. O Trieste foi um batíscafo de investigação oceanográfica de desenho suíço com uma tripulação de dois ocupantes.


Em 23 de Janeiro de 1960, o batíscafo Trieste desceu à fossa das Marianas (na costa das Filipinas), local chamado Challenger Deep, a 10.911 metros de profundidade, recorde até hoje não superado. Nesta ocasião eram seus tripulantes o Engenheiro e Oceanógrafo suíço Jacques Piccard e o Tenente da Marinha americana Don Walsh. O Challenger Deep, fica a cerca de 360 quilómetros ao sul das Ilhas Guam, no Oceano Pacífico.

* * * *

No mergulho profundo, tais profundidades não podem ser alcançadas pelos mergulhadores com equipamento autónomo (divido às elevadíssimas pressões), e mesmo em cotas menos profundas os efeitos hiperbáricos podem trazer lesões severas que devem ser evitadas. O conhecimento na área da teoria descompressiva, vem ajudar nestes esclarecimentos.

Para saber mais, consulte texto integral (manual - versão não final) em Teoria Descompressiva.

1 comentário:

Anónimo disse...

Tema técnico muito bom. Fiz o download do "paper" e observei que o rigor científico estava presente.
Sou mergulhador, e pratico mergulho técnico, e este texto está muito,mesmo muito bom.
Esperam-se mais documentos destes.
PARABÉNS