Banner Maker

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Acidentes de viação com vítimas, feridos e mortos – Continente

Os acidentes de viação, em Portugal, não têm diminuído. Esta situação deve-se a vários factores, podendo-se mencionar, entre outros, o desrespeito por parte dos condutores às elementares regras de transito, à falta de uma pedagogia por parte das forças de autoridade, e melhorar comportamentos por parte dos responsáveis (forças da autoridade) nos seus actos de cidadania na aplicação da fiscalização em detrimento dos seus objectivos internos.
Assim, a sinistralidade no nosso país, vem pautando-se por uma constância de registos de acidentes de viação, notando-se um ciclo de tendência alto e baixo. Observem-se os dados dos últimos 50 anos:


Conceitos:
Mortes Causadas por Acidentes de Viação: Toda a pessoa cuja morte ocorra no local do acidente como consequência deste, ou a caminho do hospital.
Acidente de Viação: Acontecimento fortuito, súbito e anormal ocorrido na via pública em consequência da circulação rodoviária, de que resultem vítimas ou danos materiais, quer o veículo se encontre ou não em movimento (inclusivamente à entrada ou saída para o veículo e ou no decurso da sua reparação ou desempanagem).
Ferido: Toda a pessoa que, em consequência de um acidente de viação, sofreu ferimentos (graves ou ligeiros) e que não seja considerado "morto".
Ferido Grave: Toda a pessoa que, em consequência do acidente, tenha sofrido lesões que levem à sua hospitalização.
Ferido Ligeiro: Toda a pessoa que, em consequência do acidente, apenas tenha sofrido ferimentos secundários que não impliquem a sua hospitalização.
Acidente com Vítimas: Todo o acidente de viação em que pelo menos uma pessoa tenha ficado ferida ou morta.
(Dados estatísticos Pordata 2011)

Sem comentários: