sábado, 21 de maio de 2011

Manequim de treino Little Anne da Laerdal

O Centro de Formação de Socorristas de Gaia, vem recebendo vários pedidos de esclarecimento sobre várias temáticas, as quais vão sendo respondidas de forma pessoal. As questões que têm oferecido um maior número de dúvidas, este Centro de Formação, além de responder de forma personalizada, pública um artigo de forma a que esse esclarecimento seja mais abrangente e aberto a todos.

Temos recebido vários pedidos de esclarecimentos no Centro de Formação, em relação às novas alterações (linhas orientadoras) de 2010, relativas ao suporte básico de vida com desfibrilhação automática externa (SBV/DAE). Apesar das várias respostas terem sido dadas, persiste uma questão. É pois necessário fazer uma explicação pública, como forma de esclarecimento geral, relativo aos manequins de treino da Laerdal.

A questão é relativa ao som que os manequins de treino da Laerdal (Little Anne) emitem.

Os manequins de treino da Laerdal (Little Anne), possuem um dispositivo audível de compressão que permite indicar ao aluno que este está a aplicar uma compressão com uma amplitude “correcta”. Quando aquele dispositivo está activado, soará um “click” ao realizar uma compressão de amplitude 38 mm (1 ½ de polegada). Este “click” indica a amplitude descrita que não é, a mencionada nas linhas orientadoras (5 cm).

O termo “correcta", vem indicado entre aspas, como forma de referir que a amplitude correcta é de 50 mm e não de 38 mm. Assim no treino de SBV/DAE a correcta amplitude das compressões não se devem limitar ao som do “clik” mas serem mais profundas por forma a atingir a eficácia das compressões torácicas.

Em alternativa, poder-se-á, proceder à redução do raio do arco interior (reduzindo a distância ao dispositivo sonoro - ver figuras em baixo) de 12 mm de forma a assegurar o diferencial da amplitude das compressões. Esta alteração confere uma modificação na estrutura do manequim pelo que deve ser feita pelo fabricante ou por pessoal competente.  

Nota: a recolha da informação para esta resposta foi feita tendo por base as informações disponibilizadas pela Laerdal e pelo manual do referido manequim.
Para mais informações contacte-nos!...

Sem comentários: