Banner Maker

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Dez Mandamentos do Socorrista

I)
O Socorrista tem como responsabilidade prioritária,conservar a vida e aliviar o sofrimento, não causando danos e promovendo a qualidade dos gestos de socorro e o acesso igual de todos os cidadãos a este tipo de assistência.
II)
O Socorrista presta serviço num sentido de solidariedade humana com respeito pela dignidade do próximo sem quaisquer distinções.
III)
O Socorrista não poderá usar as suas técnicas em qualquer acção nociva ao bem público.
IV)
O Socorrista respeita e guarda segredo de toda a matéria confidencial de que tiver conhecimento no decorrer das suas acções.
V)
O Socorrista, na sua qualidade de cidadão cumpre e apoia a lei, tendo ainda a responsabilidade de colaborar no sentido de promover um nível elevado de cuidados médicos de emergência, acessíveis a todo o público.
VI)
O Socorrista deverá não só manter a sua competência profissional como preocupar-se com a competência dos outros membros das equipas de emergência.
VII)
O Socorrista deve cumprir e fazer cumprir as normas aprovadas para o Socorrismo e Sistema de Emergência Médica.

VIII)
O Socorrista deve aderir aos padrões de ética pessoal, que dêem credibilidade e prestígio à sua actividade.
IX)
O Socorrista tem obrigação de proteger o público, não delegando noutra pessoa menos qualificada qualquer intervenção que requeira a sua competência.
X)
O Socorrista deverá trabalhar em harmonia com os outros membros das equipas de emergência, médicos e enfermeiros, aceitando as naturais subordinações técnicas.

ADAPTADO DA REVISTA “EMERGENCY”

1 comentário:

Anónimo disse...

As cadeias de comando devem ser sempre respeitadas, caso contrário instala-se a anarquia que gera o caos.
O Socorrista é a pedra basilar do Socorro, daí a necessidade de uma grande aposta nesta formação.
Parabens à Cruz Vermelha Portuguesa que através da sua estrutura Nacional(Escola e Centros de Formação) tem dado um grande contributo ao Socorro em Portugal.
Neste caso particular os meus parabens para o Centro de Formação de Socorristas de V.N. de Gaia