Banner Maker

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Princípios Fundamentais da Cruz Vermelha

ADOPTADOS POR UNANIMIDADE

PELA XXª CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DA CRUZ VERMELHA VIENA, OUTUBRO DE 1965


HUMANIDADE
A VIDA E A SAÚDE; DE PROMOVER O RESPEITO PELA PESSOA HUMANA; DE FAVORECER A COMPREENSÃO, A COOPERAÇÃO E A PAZ DURADOURA ENTRE OS POVOS.

IMPARCIALIDADE
A CRUZ VERMELHA NÃO DISTINGUE NACIONALIDADES, RAÇAS, CONDIÇÕES SOCIAIS, CREDOS RELIGIÕES OU POLÍTICOS, EMPENHANDO-SE EXCLUSIVAMENTE EM SOCORRER TODOS OS INDIVÍDUOS NA MEDIDA DOS SEUS SOFRIMENTOS E DA URGÊNCIA DAS SUAS NECESSIDADES.
A CRUZ VERMELHA NASCE DA PREOCUPAÇÃO DE PRESTAR AUXÍLIO A TODOS OS FERIDOS, DENTRO E FORA DOS CAMPOS DE BATALHA; DE PREVENIR E ALIVIAR, EM TODAS AS CIRCUNSTÂNCIAS, O SOFRIMENTO HUMANO; DE PROTEGER

NEUTRALIDADE
A CRUZ VERMELHA, A FIM DE CONSERVAR A CONFIANÇA DE TODOS, ABSTÉM-SE DE TOMAR PARTIDO EM HOSTILIDADES OU EM CONTROVÉRSIAS DE ORDEM POLÍTICA, RACIAL, FILOSÓFICA OU RELIGIOSA.

INDEPENDÊNCIAA CRUZ VERMELHA É INDEPENDENTE. AS SOCIEDADES NACIONAIS, AUXILIARES DOS PODERES PÚBLICOS NAS SUAS ACTIVIDADES HUMANITÁRIAS E SUBMETIDAS ÀS LEIS DOS PAÍSES RESPECTIVOS, DEVEM, ENTRETANTO, CONSERVAR UMA AUTONOMIA QUE LHES PERMITA AGIR SEMPRE DENTRO DOS PRINCÍPIOS DA CRUZ VERMELHA.

VOLUNTARIADO
A CRUZ VERMELHA É UMA INSTITUIÇÃO DE SOCORRO VOLUNTÁRIA E DESINTERESSADA.

UNIDADE
A CRUZ VERMELHA É UMA SÓ, EM CADA PAÍS SÓ PODE EXISTIR UMA SOCIEDADE, QUE ESTÁ ABERTA A TODOS E ESTENDE A SUA ACÇÃO A TODO O TERRITÓRIO NACIONAL.

UNIVERSALIDADE
A CRUZ VERMELHA É UMA INSTITUIÇÃO UNIVERSAL, NO SEIO DA QUAL TODAS AS SOCIEDADES NACIONAIS TÊM DIREITOS IGUAIS E O DEVER DE ENTRE AJUDA.

Sem comentários: