Banner Maker

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Gripe sazonal e gripe pandémica

Em Portugal, a temporada de gripe começa no Outono e termina na Primavera. O tipo de gripe que ocorre durante este tempo denomina-se gripe sazonal.
A maior parte das pessoas que tem gripe sazonal recupera passado uma ou duas semanas e, em geral, não necessita de tratamento médico especial.
Anualmente, as autoridades de saúde produzem uma vacina contra a gripe sazonal, que é recomendada a todas as pessoas vulneráveis, nomeadamente àquelas que têm probabilidade de ficar gravemente doentes com esta gripe.
Contudo, os vírus que causam a gripe estão eom constante mutação (mudança), podendo surgir novos tipos de vírus para os quais as pessas não têm defesas. Quando isto acontece, o novo vírus pode propagar-se mais facilmente de pessoa para pessoa e atingir milhares de seres humanos, em todo o mundo e num curto período de tempo, causando situações de doença grave e morte. Esta situação denomina-se gripe pandémica.
A origem grega da palavra pandemia é sinónimo de globalidade, mas não significa severidade. Ou seja, numa pandemia, o vírus pode ser ou não severo. Não obstante, a propagação do vírus a uma escala global deve ser sempre motivo de grande preocupação para a Humanidade.
Na situação de gripe pandémica todas as pessoas poderão estar em risco de doença grave ou morte.
Mesmo que a doença seja atenuada, implica sempre que o suspeito de estar doente permaneça em casa de quarentena com todos os transtornos inerentes e o consequente aumento do absentismo no trabalho.
Ao contrário da gripe sazonal, não existem vacinas contra a gripe pandémica, por se tratar de um vírus novo. É necessário algum tempo até que os cientistas conheçam o vírus que causa a doença, criem uma vacina e a produzam em quantidade suficiente para ser administrada a tempo.

A pandemia de gripe atinge periodicamente a Humanidade e afecta a maioria aos países e regiões em todo o mundo. Nos últimos 100 anos, registaram-se três grandes pandemias de gripe, nomeadamente:
Gripe Espanhola (l918-1919) - causou 20 a 40 milhões de óbitos (a nível mundial);
os jovens foram o grupo etário mais afectado.
Gripe Asiática (1957-1958) - provocou l milhão de óbitos (a nível mundial);
os bebés e os idosos foram os grupos etários mais atingidos.
Gripe de Hong Kong (1968-1969) - responsável por cerca de l a 4 milhões
de óbitos (a nível mundial); os idosos e as pessoas doentes foram os mais afectados.

Novas pandemias de gripe poderão ocorrer.
Por esta razão, a Organização Mundial de Saúde tem a funcionar um sistema internacional de vigilância da pandemia de gripe, que avalia as situações, a sua evolução e emite recomendações de acordo com a situação epidemiológica nos diferentes países e continentes. Portugal tem também um Plano de Contingência que é implementado no caso de ocorrência de uma pandemia de gripe. Se uma pandemia chegar a Portugal, o Ministério da Saúde emitirá avisos e conselhos sobre as melhores medidas que se devem adoptar.
Quando surgir uma pandemia de gripe, a sua propagação global é inevitável. Mas, é certo que, estando preparadas, as pessoas poderão diminuir o risco de contágio e, assim, reduzir significativamente o impacto da pandemia.

MUITO IMPORTANTE
Os vírus da gripe têm um período de incubação, ou seja, o tempo que existe entre a introdução do vírus no organismo e a manifestão dos sintomas (febre, dores de cabeça/musculares, fadiga, pressão no peito, entre outros). Durante este período a pessoa, apesar de não ter os sintomas típicos de gripe, oferece já perigo de contágio.

CUIDADOS A TER EM CASA E COM OS VIZINHOS

• Ajudar os familiares, amigos e vizinhos que vivam sozinhos.
• Oferecer-se para ir às compras e transmitir recados para d família/vizinhos que apresentam maior risco de contrair a doença, tais como idosos e pessoas com doenças crónicas.
• Ter em linha de conta que a pandemia pode durar vários meses e que surge em vagas.
• Antecipar o que será necessário ter em casa durante a pandemia.
• Prever o encerramento de escolas e ATLs, e, consequentemente, a ocupação das crianças em casa; ter livros, jogos e puzzles em casa e recolher junto dos professores trabalhos escolares que possam ser feitos em casa.
• Apesar de a maior parte dos animais domésticos não oferecerem risco de contrair ou transmitir o vírus, os gatos,os porcos, os cavalos e os pássaros são animais em risco de contraírem influenza. Se tem algum destes animais ou se vive numa quinta, ter cuidados extras, como lavar as mãos depois de ter estado em contacto com estes.

CUIDADOS A TER NO LOCAL DE TRABALHO OU NA ESCOLA

• Ficar em casa se estiver doente.
• Se se sentir doente no trabalho ou na escola, avisar o responsável ou o serviço competente na instituição pelo plano de contingência em situa¬ção de pandemia de gripe, e seguir as suas orientações; ou regressar imediatamente a casa.
• Não utilizar transportes públicos; se possível, usar o carro pessoal ou ir a pé ou de bicicleta.
• Ir mais cedo ou mais tarde por forma a evitar a hora de ponta.
• Evitar o contacto com outras pessoas ou, caso isto não seja possível, manter uma distância mínima de l metro.
• Evitar cumprimentos como apertos de mão, abraços ou beijos.
• Sempre que possível, trabalhar em casa.
• Trabalhar com horários flexíveis para evitar frequentar locais fechados com outras pessoas.
• Sempre que possível, cancelar ou adiar viagens e reuniões.
• Fazer reuniões utilizando vídeos ou tele-conferências.
• Utilizar o correio electrónico para transmitir informações.
• Levar o almoço de casa, comer no local de trabalho e evitar refeitórios.
• Utilizar máscaras nas salas de aula.
• Utilizar as escadas de serviço, em vez dos elevadores, usando um lenço de papel ou luvas para tocar no corrimão, se necessário.

Para saber mais ......

1 comentário:

Anónimo disse...

É sempre bom estar ao corrente destas situações, e bem informado.
A gripe veio para ficar e todos os anos morrem milhares de pessoas com gripe.
Prevenir sempre foi o melhor remédio.
Leia o folheto com atenção.